Lentes de Contato

Lentes Gelatinosas

Também chamada de lentes hidrofílicas. São fabricadas em material conhecido como hidrixietilmetacrilato, que tem capacidade de absorver água em sua estrutura, o que as torna flexíveis e “molhadas”. Dependendo da quantidade de água que este material pode absorver, se divide em lentes gelatinosas de uso diário e uso prolongado.

  • Gelatinosa de uso diário: Fabricadas com hidrixietilmetacrilato, material que tem a capacidade de absorver água entre 40% e 50%, fornecem uma ótima visão e um grande conforto para uso contínuo de 10 a 12 horas. São recomendadas para pessoas com alta miopia e pouca sensibilidade.
  • Gelatinosa de uso prolongado: Fabricados com hidrixietilmetacrilato, material que tem a capacidade de absorver água entre 50% e 65%, fornecem uma ótima visão e um grande conforto para uso contínuo por mais l2 horas, sendo permitida em alguns casos, o uso durante o sono. São lentes recomendadas para pessoas que necessitam de uso ultra prolongado.

Lentes Rígidas

  • Acrílicas: Lentes fabricadas desde a época de 1960 e até hoje, são feitas de metilmetacrilato Foram as primeiras lentes de contato utilizadas e foram elas que serviram como bases para todos os outros tipos de lentes rigidas.
  • Siliconadas: Primeiras lentes gás permeáveis. São lentes rígidas acrílicas com adição de silicone o que permite a passagem de oxigênio através do material se traduzindo em mais conforto e maior tempo de uso.
  • Siliconadas: Primeiras lentes gás permeáveis. São lentes rígidas acrílicas com adição de silicone o que permite a passagem de oxigênio através do material se traduzindo em mais conforto e maior tempo de uso.
  • Hibridas: Última geração de materiais rígidos, fabricadas com adição de moléculas hidrofílicas que permitem a captação de água na estrutura rígida, tornando-a umectada e dando uma sensação de máximo conforto.

Lentes Cosméticas

Lentes gelatinosas com coloração na íris, fabricada em diversas cores. São recomendadas para pessoas que querem mudar a cor dos olhos. Podem ser feitas também com grau.

Lentes Descartáveis

Lentes gelatinosas com alto grau de hidratação, de 60% a 80%, fabricadas por diversas marca como: Johnson& Johnson, Bausch & Lomb, Ciba Visions, Cooper Visions, entre outras. São utilizadas por muitas pessoas pela sua praticidade.

Dicas de Utilização

  • Todo usuário de lentes deve ter um óculos, mesmo que não esteja atualizado, para ser usados em situações inesperadas (perda de lente, conjuntivites, irritações) e também para uso em casa quando não estiver com lentes.
  • Dormir com lentes de contato não é recomendável, pois pode gerar complicações, tais como: úlcera de córnia. Nem todas as lentes chamadas de uso prolongado são adequadas para uso durante o sono.
  • O uso de óculos escuros sobre as lentes de contato não é obrigatório, mas pode trazer mais conforto durante o uso em ambientes muito claros.
  • Devido ao alto risco de contaminação, deve-se evitar o uso de lentes em saunas.
  • Manter as lentes sempre limpas e promover excelente assepsia. Seguir manutenção fornecida pelo especialista.